No nosso glossário encontrará todos os termos importantes à volta do tema do transporte. Informe-se agora!

A

  • ADR

    ADR = Accord européen sur le transport de marchandises Dangereuses sur Route

    Trata-se de uma convenção internacional relativa ao transporte por estrada de mercadorias perigosas.
  • Alçapão porta-bobinas

    Os rolos de chapa e de aço são igualmente designados de bobinas. De modo a carregar essas bobinas (rolos, que podem pesar várias toneladas) de forma segura, é necessária uma embalagem correspondente (suporte) ou um reboque com alçapão porta-bobinas.
    O alçapão consiste num rebaixamento do pavimento que pode ser coberto no reboque em cerca de 5 a 8,5 m de comprimento. Estando o alçapão coberto, é também possível carregar qualquer outro tipo de mercadoria nesses camiões.



    Frota de reboques da LKW WALTER

  • AÖSp

    AÖSp = Allgemeine Österreichische Spediteursbedingungen (Condições Gerais dos Expeditores Austríacos)



B

  • Bolsa de carga

    Numa bolsa de carga são negociadas (normalmente online) cargas e transportes entre os oferentes de mercadoria de transporte e os oferentes de espaço de carga.

C

  • Carga completa

    Uma carga completa consiste numa carga total do camião que, em princípio, se destina a um único destinatário. O respetivo termo internacional é "FTL" - Full Truck Load.
  • Cintas

    As cintas servem para a fixação e a segurança da mercadoria.
    Em princípio faz-se a distinção entre cintas com roquete de alavanca curta (aprox. 350 daN de força de tensão) e cintas com roquete de alavanca longa (aprox. 500 daN de força de tensão).
  • Classes de emissão EURO (2, 3, 4, 5, 6)

    As classes de emissão EURO 2, 3, 4, 5 ou 6 significam as diferentes classes de motores de camiões com emissão reduzida de ruído e de carbono.
    A LKW WALTER recorre crescentemente a parceiros de transporte com equipamento amigo do ambiente, a partir da classe EURO 4.
  • CMR

    CMR = Convention relative au contrat de transport internationale de Marchandises par Route

    O CMR é uma convenção relativa ao contrato de transporte internacional de mercadorias por estrada. As disposições constantes na convenção CMR são obrigatoriamente aplicáveis entre todos os estados contratantes no transporte de mercadorias por estrada, transfronteiriço.
  • Code of Conduct

    Um "Code of Conduct" ou "Código de Conduta" consiste numa reunião de modos de comportamento necessários em diferentes situações e contextos, a cujo cumprimento as empresas normalmente se comprometem de forma voluntária.
    O WALTER GROUP desenvolveu um "Code of Conduct" próprio, que serve aos nossos colaboradores e funcionários com cargos de chefia enquanto diretiva para as respetivas decisões e gestão empreendedora.



    Code of Conduct (PDF)

  • Conexão friccional

    A conexão friccional é um tipo de segurança da carga.

    No caso da segurança da carga por conexão friccional, a força do peso é elevada através da amarração transversal da mesma, obtendo-se assim uma melhor segurança da carga.

    Tal é alcançado, p. ex., através da amarração com cintas.

  • CONNECT

    O CONNECT é o nosso portal online para clientes, pelo qual é possível realizar ordens de transporte confortavelmente, através de um clique no rato. Outras características: vista geral atual das ordens de transporte e disponibilização de informações adicionais úteis: Demonstração

    Poderá obter mais informações em CONNECT.

D

  • União positiva

    A união positiva é um tipo de segurança da carga.

    No caso da segurança da carga por união positiva, a mercadoria é diretamente carregada e sem espaços de carga no limite do espaço de carga (parede frontal, parede lateral, separadores etc.).
    O carregamento por união positiva aplica-se em combinação com reboques XL enquanto método especialmente eficiente da segurança de carga.

E

  • EN 12642 XL

    EN 12642 XL é um termo da segurança da carga. Trata-se da norma europeia para carroçarias reforçadas. As carroçarias XL satisfazem essa norma (carroçarias reforçadas). Toda a frota de reboques da LKW WALTER para o transporte combinado dispõe da norma EN 12642 XL.

F

  • FTL

    FTL é a abreviatura inglesa de "Full Truck Load" (carga completa).

G

  • GREEN transport

    O "GREEN transport" consiste numa marca da LKW WALTER, na qual se encontram resumidas todas as nossas atividades para a redução das emissões poluentes nos transporte.



    Mais informações sobre o "GREEN transport"

  • GZA

    GZA = Grundlagen der Zusammenarbeit (Princípios de base da cooperação)
    São a base para a cooperação futura com os nossos parceiros de transporte.

I

  • Incoterms

    Os Incoterms (International Commercial Terms) são termos comerciais internacionais standardizados. Estes são redigidos e publicados pela Câmara do Comércio Internacional (atualmente: Incoterms 2010). As partes numa operação comercial (vendedor, comprador) podem acordar uma cláusula relativamente a estes Incoterms. Com o auxílio dos Incoterms ficam reguladas as obrigações essenciais do vendedor e do comprador, em especial, a transferência de riscos e os custos do fornecimento entre as partes comerciais.



    Mais informações sobre os Incoterms

  • ISO

    ISO = "International Organization for Standardization"

    Desde 1992 que a LKW WALTER possui a certificação da qualidade de acordo com a norma ISO 9001:2008 e, desde 2016, a certificação ambiental de acordo com a norma ISO 14001:2004.



    Certificado ISO (PDF)

L

  • LOADS TODAY

    LOADS TODAY, a bolsa líder da Europa em cargas completas, é uma plataforma de internet da LKW WALTER, para parceiros de transporte.
    Uma vantagem essencial da LOADS TODAY consiste no facto de os parceiros de transporte da LKW WALTER apenas encontrarem cargas completas na LOADS TODAY contratadas e pagas pela LKW WALTER.



    Mais informações sobre a LOADS TODAY

  • LTL

    LTL é a abreviatura inglesa para "Less than Truck Load" (carga parcial).

M

  • Modelo de sistema de rotação

    No modelo de sistema de rotação, as nossas empresas de transporte estão permanentemente em circulação entre dois países (p. ex. Alemanha - França - Alemanha).

P

  • PPE

    PPE = Personal Protective Equipment (Equipamento de Proteção Individual)

    Os seguintes sinais de segurança prescrevem a utilização permanente do equipamento de proteção individual: capacete de proteção (EN 397), óculos de segurança (EN 166/EN 166-3), proteção dos ouvidos (EN 352), roupa que cubra a totalidade do corpo, colete refletor (EN 471), luvas de trabalho (EN 388) e sapatos de segurança com biqueira de aço (EN 20345 S1)



    Videoclipe sobre o Equipamento de Proteção Individual (EPI)

R

  • Reboque XL

    Contrariamente aos reboques standard, o reboque XL apresenta na sua construção características que apoiam positivamente a segurança da carga, p. ex. parede frontal reforçada, 4 fechos de porta, lonas reforçadas, no mín. 32 barras laterais, montagem mais resistente e lonas laterais reforçadas. Consulte também EN 12642 XL.

    A nossa própria frota de reboques consiste exclusivamente em reboques XL.
  • Reserva on-line

    Reserva de ordens através do nosso portal do cliente online CONNECT. Consulte também CONNECT.

S

  • Segurança de carga combinada

    No caso da segurança da carga combinada, são combinados elementos de segurança da carga por união positiva e conexão friccional. A mercadoria é, p. ex., carregada na extremidade frontal e amarrada com cintas por meio de união positiva e conexão friccional. Na prática, este é um método frequentemente utilizado na segurança da carga.
  • SHEQ

    SHEQ = Safety, Security, Health, Environment, Quality

    Em 2005, a LKW WALTER reuniu as áreas da segurança/saúde, ambiente e qualidade. Em 2008 foi implementado o sistema de gestão de segurança. Desde então os temas mencionados encontram-se reunidos sob o termo SHEQ.



    Mais informações sobre o SHEQ

  • Short Sea Shipping

    Short Sea Shipping corresponde ao transporte marítimo de mercadoria dentro de um continente.
    Para a LKW WALTER, o mesmo representa umas das possíveis vias de circulação no transporte combinado.
  • SQAS

    SQAS = Saftey & Quality Assessment System

    A avaliação pelo SQAS consiste num sistema que foi desenvolvido pela CEFIC, a "European Chemical Industry Council" (Associação da Indústria Química Europeia). A avaliação deve ser renovada a cada 3 anos e serve de ferramenta para qualificar a qualidade, a segurança (segurança pessoal e material), o comportamento ambiental, bem como as medidas CRS das empresas de transportes e de logística de modo unifrome.
    A LKW WALTER foi, desde logo, avaliada pela primeira vez pelo SQAS em 1995.

T

  • Tração de semi-reboques

    Quando nos referimos a transportes de cargas em semi-reboques estamos a referir-nos à realização do trajeto inicial e final nos transportes combinados, ou seja, o transporte dos semi-reboques da LKW WALTER desde o local de carga até ao terminal/porto e/ou vice-versa.
  • Transporte combinado

    Para facilitar um transporte o mais económico e ecológico possível, as várias componentes do transporte combinado por camião, carril e barco são combinadas entre si de forma eficiente.

    • Comboio/barco para o percurso principal (solução de transporte ecológica)
    • Camião para o funcionamento anterior e posterior (carregamento e entrega flexíveis)

    Mais informações sobre o transporte combinado

V

  • Valor de fricção µ (mü)

    Quando a carga se encontra sobre a superfície de carga, forma-se fricção entre a mercadoria e o pavimento do reboque que é expressa pelo valor de fricção. Este serve para calcular a capacidade de deslizamento da carga e a quantidade necessária de cintas.

W

  • WAB

    WAB = Wechselaufbau (Caixas móveis)

    As caixas móveis são essencialmente utilizadas no transporte combinado por carril/estrada.
    As caixas móveis da frota da nossa própria empresa satisfazem os mais elevados requisitos de segurança de carga. (Verificação de acordo com a norm EN 12642 XL). Atualmente temos mais de 200 unidades destas em utilização.



    Frota de reboques da LKW WALTER

^ - Top

Este website utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência possível, como utilizador. Através da utilização do website aprova o armazenamento de cookies. Poderá obter informações adicionais em: Condições de utilização